Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

Segundo a definição do dicionário Aurélio. Brinquedoteca: é o recinto reservado aos brinquedos, em escolas e creches. Do mesmo jeito que a escola não é simplesmente um estabelecimento de ensino e a creche é muito mais que um abrigo para crianças a brinquedoteca não é apenas um recinto reservado aos brinquedos.

A brinquedoteca é o espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora, de mergulharem em seus brinquedos sem adultos para atrapalhar. Lá existem muitos brinquedos, muita magia e criatividade. E as “brinquedistas” são adultos, mas adultos iluminados pela criança viva dentro de cada uma. E elas estão trabalhando em brinquedotecas prontas a favorecer e enriquecer o brincar da criança.

Os objetivos da brinquedoteca são muitos:

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

  • Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho.
  • Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentrar a atenção e de construir uma vida interior rica.
  • Estimular a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equílibrio emocional.
  • Dar oportunidades para a manifestação de potencialidades
  • Alimentar a inteligência e a criatividade
  • Propocionar maior número de experiências
  • Proporcionar oportunidades para que elas aprendam a jogar, a paricipar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar.
  • Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensiblidade
  • Enriquecer o relacionamento entre as crianças e as suas famílias.
  • Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.

VEJA MAIS POSTS SOBRES BRINQUEDOS

O QUE É UMA BRINQUEDOTECA?

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

Vocês sabem o que é Brinquedoteca? Para que serve uma Brinquedoteca? O que a Brinquedoteca tem? Sabiam que a Brinquedoteca: é uma boa idéia?

O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo.

Nós adultos exigimos muito de nossas crianças, esquecemos que são apenas crianças e precisam agir como tal. Se nós nos permitíssemos observar alguns instantes o brincar das crianças, notaríamos que o… “brinquedo é tão importante para criança como o trabalho é para o adulto”.

Poderíamos verificar também que através do brincar resgatamos o sorriso, a simplicidade, o amor a emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas de forma livre e espontânea. Acreditamos que todas as pessoas precisam de um lugar especial para brincar e tem o direito de se desenvolver e de resgatar o lúdico e a sua própria infância.

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.

Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua auto-estima e se socializa

O que a Brinquedoteca tem?

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

“Tem Magia, tem encanto, tem beleza e alegria”

As crianças na brinquedoteca têm várias opções de diversão como brinquedos diversos, jogos, fantasias, livros, revistinhas, sucatas, bonecos, fantoches e muito mais.

A brinquedoteca é um espaço que oferece diferentes possibilidades lúdicas.

Brinquedoteca é uma boa ideia?

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

A criança hoje está frente a uma sociedade multicultural geradora de contradições e conflitos, frente a uma sociedade industrial informatizada e eletrônica, onde o mundo do brinquedo se torna cada vez mais sofisticado e caro, enfim uma sociedade individualista, emergencial e materialista, orientada pela competência. Criar novos espaços lúdicos para que a criança brinque, em uma época em que a urbanização crescente coloca o ser humano em um universo espacial pequeno e restrito, é um grande desafio para TODOS! Esta problemática torna-se mais grave para as crianças, jovens e adultos que têm dificuldade de encontrar espaços, meios, profissionais, companheiros com iguais interesses para cumprir seus objetivos lúdicos. Como resposta a esta realidade, vem se desenvolvendo em distintos países do mundo, espaços para brincar de enriquecimento educativo, terapêutico e de lazer chamado: BRINQUEDOTECA.

Nesta concepção, a brinquedoteca convida as crianças a ocupar um espaço de brincar mais do que resumir-se à administração de jogos e brinquedos como objetivo, parece muito mais construtiva com relação à criança que está crescendo e mais criativa também para aqueles adultos que se engajam na animação das brinquedotecas como brinquedistas.

VEJA TAMBÉM:
[VOLTA AS AULAS] Brinquedos Educativos e Materiais Pedagógicos para Lista Escolar
7 dicas muito úteis de organização para a volta às aulas
Dicas fundamentais para a volta às aulas – O que encontrar de novo?

Brinquedoteca para os pequenos – como fazer em casa?

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

Um local para as crianças brincarem, se divertirem, uma espaço delas. Separei algumas dicas de como podemos fazer uma brinquedoteca, são dicas tanto para quem tem um cômodo sobrando em casa, como para quem vai ter que fazer no quarto da criança mesmo.

E agora seguem as dicas de como fazer uma brinquedoteca:

  • Se você puder escolher, escolha um local bem arejado e bem iluminado;
  • Para manter o local organizado o ideal são usar caixas, baús e cestos para armazenar os brinquedos;
  • Lembrando que é legal você deixar tudo na altura que a criança possa pegar, brincar e guardar de volta.
  • Usar cores alegres nas paredes ou paredes neutras e acessórios e móveis da brinquedoteca coloridos.
  • Coloque cadeira e mesa do tamanho da criança, para desenhar e se sentar com os amigos.
  • Faça um cantinho da leitura, com cabana, almofadas, bichinhos;
  • Um local para desenhar na parede, um quadro negro, parede lousa, ou algo do tipo;
  • Usar tapetes coloridos;
  • Não pode esquecer dos livros;
  • Piscina de bolinhas para as crianças pequenas.
  • Para os maiores Tv e vídeo game;
  • Faça um varal para expor os desenhos dos pequenos;
  • Se o espaço entre irmãos de idades diferente, cuide bem onde você vai armazenar os brinquedos do mais velho, cuidado com as peças pequenas, coloque numa altura que o grande possa pegar, mas o pequeno não.

E agora segue algumas inspiração para você montar uma brinquedoteca:

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança

Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança Brinquedoteca: O que é e como fazer em casa para o melhor desenvolvimento da criança


É muito simples, venha na Norte Modas e divirta-se. ??

Acesso nossos canais de relacionamento Facebook, Google Plus, Twitter e Instagram.

Qualquer dúvida, envie um email (loja@nortemodas.com.br) ou ligue nos telefones: 69 3043-2901 | 3043-2902 | 3043-2903.

Norte Modas fica na Avenida Jorge Teixeira, 579 C/ Amazonas. CEP: 76.804-155. Porto Velho – RO.

Fontes: brinquedoteca.net.br, brinquedoteca.ufc.br, soumae.org