Os brinquedos certos para cada idade

Criança gosta de brinquedos. Mas nem todos os brinquedos são indicados para todas as idades. Escolher um brinquedo além de respeitar os itens básicos de segurança, como formato das peças e se o material é atóxico, é importante que seja adequado à idade do pequenino e assim respeitar suas etapas de desenvolvimento.

Com a proximidade do dia das crianças muita gente vai querer presentear as crianças com lindos brinquedos. Para deixá-la mais feliz e contribuir no seu desenvolvimento, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) tem um guia para orientar qual é o melhor brinquedo para cada faixa etária.

Brinquedos para crianças de 18 a 36 meses

Os brinquedos certo para cada idade

Pequenas crianças irrequietas precisam de brinquedos que ativem seu movimento corporal, seja um carrinho grande para puxar, subir nele ou levar seus brinquedos dentro e qualquer objeto para subir ou  cavalgar.

Algumas habilidades psicomotoras, incluindo a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos podem ser estimulados com brinquedos de montar e desmontar, blocos de montar de tamanhos e formas diferentes, assim como jogos e quebra-cabeça simples.

Brinquedos para crianças de 3 a 6 anos de idade

As crianças neste grupo etário são hábeis nos jogos de faz-de-conta, gostam de desempenhar papel de adulto e criar situações fantásticas.

Fantasias e equipamentos que ajudem em seu mundo imaginário são importantes nesta etapa: entre eles lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo, caixa registradora e telefone.

Cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, posto de gasolina, fantoches, bonecas e casas de boneca com móveis também são atração. Uma boneca ou um ursinho de pelúcia ajuda muitas crianças a superar momentos difíceis de sua – Os meios de transporte são fascinantes para as crianças. Caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores divertem esta idade e as posteriores.

Brinquedos para crianças de 6 a 9 anos

Os jogos de tabuleiro, as bolinhas de gude e os brinquedos de armar colaboram no aprendizado das normas sociais.

As bonecas com vestidos da moda e aquelas que parecem homens e mulheres em suas profissões, assim como todo tipo de personagens que são parte de uma ação ou trama, são atrativos para meninos e meninas que querem viver experiências de diferentes mundos.

Tintas, lápis de cor, argila para modelar, fantasias, casas de boneca, cidades em miniatura com personagens e veículos são boa escolha, pois contribuem no desenvolvimento de mundos imaginários e de imitação.

Brinquedos para crianças de 9 a 12 anos

Nesta idade, as crianças começam a desenvolver habilidades específicas e dirigem considerável atenção a certos passatempos e ocupações, modelos em escala, jogos de mágica, kits elaborados de peças de construção, de química, de experimentos científicos, enigmas e quebra-cabeças.

A convivência social se sofistica através de jogos de tabuleiro, de cartas e jogos eletrônicos, principalmente os que exigem decisões estratégicas e conhecimentos adquiridos na escola.

Os jovens gostam de planejar produções completas que incluem obtenção de apoio financeiro, costumes, iluminação, impressão dos programas, fantoches e marionetes. A pintura, escultura, cerâmica e outras formas de expressão artística, assim como instrumentos musicais, livros e discos, continuam despertando a atenção.

Adolescentes

Após os 12 anos, os interesses dos jovens começam a mesclar-se com os dos adultos. Pode-se observar isto claramente no êxito crescente dos jogos eletrônicos e videogames mais complexos que, em geral, são considerados para toda a família. Os jovens também demonstram interesse por jogos de tabuleiros e de aventuras, particularmente aqueles do tema ‘negócios’. Os colecionadores de bonecos, carros em escala, trens, miniaturas e animais de pelúcia começam geralmente a ter este interesse durante a adolescência.

Venha conferir a variedade de presentes de dias das crianças na Norte Modas , temos muitas opções desde dos brinquedos mais clássicos até os mais atuais, todos certificados pelo Inmetro.

Fonte: Inmetro