DECORAÇÃO: Como escolher um sofá

Na hora de escolher um sofá, é necessário atenção a alguns detalhes da sala. Confira no post de hoje o que pensar na hora de tomar a decisão!

Você resolveu repaginar o visual da sua casa trocando os móveis. E agora, como escolher um sofá que se adapte às suas necessidades, gostos e que seja funcional?

Leia abaixo, 5 dicas fundamentais que a Norte Modas listou para te ajudar a escolher o sofá perfeito para sua casa

1. Conheça as suas necessidades

Escolher um sofá para uma casa com crianças, por exemplo, é diferente de escolher um sofá para ficar em uma sala de TV. Tenha em mente quem irá utilizar o móvel e, a partir disso, as particularidades: você precisa de uma peça grande, para abrigar todo mundo ou valoriza mais uma peça fácil de limpar, por exemplo?

2. Entenda o seu ambiente

As cores e formas dos móveis irão criar todo o ar da casa. Se a sua sala é pequena, por exemplo, o ideal é escolher um sofá compacto, que se alinhe com o tamanho. A cor também pode ser mais clara, para ter a sensação de ampliação do ambiente. Uma sala maior já comporta sofás igualmente maiores, como os que têm formato em “L” ou os modelos com chaise.

3. Pense na durabilidade do sofá

Na hora de escolher um sofá novo, lembre-se que ele é um dos móveis mais usados na casa e, por isso, a sua qualidade deve ser atestada. Uma estrutura reforçada, uma espuma consistente e molas bem alocadas são itens indispensáveis para a peça não se tornar descartável. Se você tem crianças e animais, por exemplo, e sabe que o sofá costuma sujar facilmente, opte por aqueles que os encostos e assentos são soltos, facilitando a limpeza. Se o sofá irá ficar perto de uma janela, é o caso de pensar se um sofá de tecido sintético vale a pena, já que ele resseca mais facilmente, acabando por rasgar.

4. Não deixe de lado o décor

A aparência também conta – e muito – na hora de escolher um sofá novo para a casa. Normalmente os tons neutros são os mais usados, já que torna a peça atemporal e mais fácil de combinar com qualquer outra cor. Mas, se você gostaria de ter um móvel grande e mais chamativo, como os sofás vermelhos, azuis e roxos, que estão sempre em alta nos designs mais modernos, aposte sem medo! Nesse caso o ideal é tornar as cores ao redor dele mais suaves, com almofadas e tapetes neutros, por exemplo.

5. Estilo e design

A nossa última dica para escolher um sofá perfeito é, na verdade, um incentivo: experimente novas opções de estilos e designs de móveis para a sua sala! Que tal um sofá retrô em um ambiente com uma decoração mais estilosa e moderna? Ou então um sofá mais rústico e praiano para um ambiente externo, por exemplo? Não se prenda somente ao tradicional. Inspire-se e torne a sua decoração única e a sua cara!

Agora que você conhece como escolher o melhor sofá para a decoração da sua casa, visite nossa loja e veja nossas peças. As colaboradoras Norte Modas estão lhe aguardando para o melhor atendimento e tirar as últimas dúvidas na hora da escolha.

Não perca tempo, renova-se!

Fonte: Lola Home