Gravidez saudável: Dicas, benefícios e orientações

Caso não possua o hábito de controlar o que come, realizar atividades físicas, ou se cuidar em geral, talvez a gravidez pode ser um bom incentivo. Seguindo algumas orientações simples, suas chances de ter uma gravidez saudável, um parto tranquilo e um bebê saudável aumentam significativamente.\r\n

1. Gravidez saudável: Comece seu pré-natal cedo

\r\nPré-natal - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nAo confirmar a gravidez, procure o mais rápido possível um local de sua confiança para realizar os exames pré-natais. Tais medidas, são essenciais para assegurar a saúde do pequeno. Peça sugestões às suas amigas. Entre em contato com algumas clínicas para ver se há algum serviço especial para gravidez saudável, se há algum tipo de carência e se você precisa apresentar algum documento.\r\n

2. Alimentação correta

\r\nAlimentação correta - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nComer muito não significa comer bem. Por outro lado, manter uma dieta equilibrada e saudável é imprescindível. Muitas futuras mamães param de ingerir alguns tipos de alimentos por causa do enjoo e, nesses casos, é preciso encontrar um substituto que tenha valor nutricional semelhante.\r\n\r\nA principal recomendação para um gravidez saudável, é montar uma dieta que inclua: verduras, legumes, frutas, carboidratos (integrais), proteínas, etc. Uma conversa com seu nutricionista é sempre boa ideia, para adequar os melhores alimentos para o período.\r\n

3. Cuidado com determinados tipos de alimentos

\r\nCuidado com determinados tipos de alimentos - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nSe contaminados, alguns deles podem apresentar risco ao bebê:\r\n

    \r\n

  • A listeriose, doença que provoca aborto espontâneo ou problemas graves no recém-nascido, pode ser transmitida por queijos como o brie, camembert, roquefort, gorgonzola e os queijos brancos tipo frescal ou de Minas, se não forem industrializados.
  • \r\n

  • Devido ao risco de toxoplasmose, evite comer carne crua ou malpassada.
  • \r\n

  • Lave bem verduras, legumes e frutas para tirar todo resquício de terra ou sujeira.
  • \r\n

  • Infecções alimentares por salmonela (salmonelose) são transmitidas por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite, portanto segure a vontade de lamber a colher de massa de bolo crua.
  • \r\n

\r\n

4. Invista no ácido fólico

\r\nInvista no ácido fólico - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nO suplemento considerado vital durante a gestação, ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como: espinha bífida ou mielomeningocele.\r\n\r\nA mulher que pensa em ter um bebê, precisa tomar um suplemento diário de pelo menos 400 mcg de ácido fólico, desde antes da concepção.\r\n\r\nFerro e cálcio também são nutrientes importantes, tanto para a saúde da mãe quanto da criança. Ambos, podem ser encontrados na alimentação.\r\n\r\nEntretanto, a maioria dos médicos costuma receitar suplementos vitamínicos especiais para grávidas, que contêm reforços dos dois.\r\n\r\nA gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos no final do período gestacional. O salmão, a sardinha, a truta, a cavalinha e o arenque são as espécies que mais contêm esse tipo de ácido graxo.\r\n

5. Atividade física é fundamental

\r\nAtividade física é fundamental - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nExercícios colaboram para que você se adapte melhor ao peso extra da gravidez e ao estresse físico do parto. Além disso, após o parto fica mais fácil recuperar a antiga forma. É importante lembrar que:\r\n

    \r\n

  • Quaisquer atividades, devem ser executadas com a orientação e ajuda de um profissional.
  • \r\n

  • Não se deve praticar esportes em que há risco de quedas ou impactos.
  • \r\n

\r\n

6. Exercite os músculos da vagina

\r\nExercite os músculos da vagina - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nTrabalhar a região pélvica, contribui para contornar o problema da incontinência urinária e ainda pode aumentar o prazer sexual.\r\n\r\nVárias vezes por dia, faça dez contrações lentas e dez rápidas dos músculos do assoalho pélvico. Para sentir como fazer essas contrações, imagine que está fazendo xixi e então, interrompa o fluxo imaginário de urina.\r\n

7. Não tome medicamentos por conta própria

\r\nMedicamentos por conta própria - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nSe você faz uso de algum remédio, não se esqueça de perguntar ao médico se pode continuar tomando-o durante a gravidez.\r\n\r\nVale também, preparar uma lista com os problemas que costuma ter com frequência e os remédios que toma (como para alergias, cólica, dor de cabeça, etc.). Em seguida, verifique o que será possível tomar se necessário.\r\n

8. Reduza o consumo de cafeína

\r\nReduza o consumo de cafeína - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nA cafeína é um estimulante. De acordo com pesquisas, o excesso da substância pode contribuir para o risco de o pequeno nascer abaixo do peso, ou até mesmo contrair outras complicações.\r\n

9. Pare de fumar e beber

\r\nPare de fumar e beber - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nMulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um bebê abaixo do peso. Quanto antes você parar de fumar, mais o bebê vai se beneficiar.\r\n\r\nPode ser difícil cortar tal hábito, mas tenha em mente que qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia, já facilita um pouco a vida do seu bebê.\r\n\r\nAs bebidas alcoólicas, também são muito prejudiciais. A grande ingestão de álcool durante a gestação está relacionada diretamente a doença da síndrome alcoólica fetal, que ocasiona desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves.\r\n\r\nA orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é não beber durante o período para ter uma gravidez saudável.\r\n

10. Descanse

\r\nDescanso na Gravidez - Gravidez saudável- Dicas, benefícios e orientações\r\n\r\nSaiba interpretar os sinais; quando seu corpo pedir, procure tirar um tempo para repousar. Uma soneca todo dia depois do almoço é uma ótima pedida. Se não for possível, tente dar uma relaxadinha de pelo menos 30 minutos, ou o tempo que conseguir.\r\n

A Norte Modas sabe o quão importante é esse momento para ajudar a futura mamãe, e oferece o serviço de lista de chá de bebê, que é uma maneira prática de escolher os produtos que ela mais gosta e precisa.

\r\n

Fazer a lista é muito simples, basta ir até a loja 7 dias antes da realização do chá de bebê  e escolher os itens com a ajuda de uma vendedora.

\r\n

Com a facilidade da lista de chá de bebê, a mamãe vai precisar se preocupar apenas com a preparação da festa. ????

\r\nAcesso nosso Facebook e Instagram.\r\n\r\nQualquer dúvida, envie um email (loja@nortemodas.com.br) ou ligue nos telefones: 69 3043-2901 | 3043-2902 | 3043-2903.\r\n\r\nA Norte Modas fica na Avenida Jorge Teixeira Nº579 C/ Amazonas. CEP: 76.804-155. Porto Velho – RO.